Quando estamos consumindo menos proteína do que o previsto, temos pouco tempo para preparar uma refeição proteica sólida ou para completar a dose de uma refeição, seu uso é apropriado. Para pós-cirúrgicos, debilidade para mastigar ou qualquer peculiaridade, a suplementação também revela-se como uma via a ser explorada. A suplementação pode ocorrer em diferentes momentos e cenários, cada um visando um papel a ser desempenhado ou uma adaptação para ocorrer temporalmente. Além disso, a adequação exerce um papel forte para que a sua introdução seja a mais única possível para cada indivíduo. A boa performance dos atletas acaba sendo consequência de fatores como a força e a capacidade de recuperação muscular.
Além do pré-requisito da durabilidade e intensidade do treino, a individualidade pesa muito na hora de escolher um suplemento. Por essa razão, Carla reitera a importância do acompanhamento nutricional para avaliar o que funciona para você. O motivo é que o corpo precisará de energia rápida para continuar correndo sem “queimar o motor”. Agora, se o treino for mais longo, com duração acima de 1h, Carla recomenda a ingestão de 30g de carboidrato por hora.
As fontes de cálcio são provenientes do leite e derivados, dos vegetais verde-escuros e sementes de linhaça e de gergelim. No entanto, o organismo vai reduzindo a produção de colágeno com o passar dos anos. Por isso é tão importante repor esse nutriente, por meio de alimentos estratégicos que ajudam a preservar a quantidade suficiente dessa proteína no organismo, mesmo quando ela perde a própria capacidade de produção. Dá para dizer que o setor de suplementos alimentares com foco em exercícios nunca esteve tão aquecido no país. Seu principal objetivo é fornecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos em complemento à alimentação para pessoas saudáveis. Ao carregar amônia consigo até o fígado, essa parte da estrutura é separada para tornar-se uréia e ser excretada com a urina, enquanto outra parte da estrutura (os carbonos) são mobilizados para a geração de glicose, visando a produção de energia ou armazenamento da mesma.
Principais tipos de Vitaminas
O BCAA é composto de 3 aminoácidos (leucina, isoleucina e valina), que são estruturas características das proteínas, membros da classe de “essenciais”, aqueles os quais nosso corpo não produz e precisa obter a partir da alimentação. A Leucina é um dos aminoácidos mais estudados, pois sua ingestão possui atividade direta na síntese de proteínas pelas células, logo promovendo uma ação anabólica. Optar por suplementar com complexos de vitaminas pode aprimorar o funcionamento do organismo de forma geral, melhorando desde a imunidade até aspectos físicos, como cabelos, pele e unhas, mas também tornando mais eficazes os resultados buscados com as atividades físicas. No entanto, alguns objetivos específicos no mundo das atividades físicas podem exigir, por exemplo, o aumento do consumo de uma determinada proteína, de algum estimulante ou até mesmo um nutriente capaz de acelerar o processo de recuperação muscular. Para os músculos, isso significa receber nutrientes mais rapidamente, levando à explosão muscular. Durante o treino, você terá mais força e resistência, podendo fazer um exercício mais intenso, que levará a um maior ganho de massa muscular.
Creatina
A creatina é um dos suplementos mais utilizados e com maior nível de evidência no mundo da nutrição. Sua atividade encontra-se tanto nos músculos esqueléticos, com o aumento de depósitos de energia (o famoso rei da “reciclagem de energia”), como no músculo cardíaco, no cérebro e até nos testículos, porém de maneira minoritária nesses outros tecidos. Com o aumento da força, o desempenho nos treinos melhora e, em conjunto a isso, a creatina também auxilia na recuperação muscular, evitando, principalmente, a fadiga resultante de um nível mais intenso de treinamento.
Vitamina D
Uma das melhores fontes de proteína de rápida digestão disponíveis, esse suplemento não pode faltar na sua dieta se você quer acelerar sua recuperação e ganhar massa muscular. A proteína tem a importante função de auxiliar na construção e manutenção muscular e, em consequência, na força e disposição do organismo. Sem elas, a capacidade física do corpo se deteriora, interferindo no sistema imunológico, na cicatrização e no sono.
As vitaminas são literalmente essenciais para nossa vida, estando presentes na maior parte das reações químicas que ocorrem diariamente em nosso corpo. Atuam como catalisadoras, ou seja, aceleram os processos metabólicos que ocorrem a todo instante em nosso organismo – como, por exemplo, a quebra de proteínas. A construção dos músculos depende da ingestão correta de de Melhores Creatinas todas as vitaminas e minerais. Para garantir que eles estejam sendo ingeridos corretamente, nada melhor que um polivitamínico. Comprovado cientificamente, essa combinação tem efeito pró-hormonal estimulante de testosterona. Se você ainda não sabe, a testosterona é o hormônio que intensifica a síntese de proteínas no processo anabólico, desenvolvendo seus músculos.
Isso não quer dizer que esses produtos estejam totalmente isentos de levar a outras chateações. Dependendo dos ingredientes presentes, o consumo pode levar a reações alérgicas, flatulências e distensão abdominal. “Pessoas com alguma predisposição até podem ver uma condição piorar em função disso, mas é pouco provável que o suplemento desencadeie o processo por si só”. “Para suplementos proteicos e calóricos, o maior efeito colateral chama-se jogar dinheiro no lixo e, eventualmente, ganhar peso”, brinca o médico Felipe Gaia Duarte, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia de São Paulo (Sbem-SP). “Sabemos que para algumas pessoas a suplementação é indicada por uma questão de não conseguir se alimentar nos horários adequados”, diz o nutricionista Eduardo Reis, da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE). A realidade nua e crua é que, com frequência, refeições e lanches desequilibrados são escalados, abrindo espaço para lacunas nutricionais.
Já o uso de cálcio ajuda a prevenir a perda óssea e a manter a densidade mineral, pois muitos idosos podem ser mais propícios à osteoporose e fraturas. “O uso de suplementos nutricionais, como o próprio nome já diz, devem ser utilizados para suplementar uma dieta. Além disso, o BCAA estimula a síntese de proteínas no músculo pelo próprio organismo, potencializando ainda mais os ganhos musculares. O BCAA é um conjunto de aminoácidos, composto por isoleucina, leucina e valina. Ele auxilia na melhor absorção de outros nutrientes, assim como regula o funcionamento do metabolismo e ajuda na formação de enzimas e anticorpos, por exemplo.
Através deles, é possível prevenir e combater boa parte das condições de saúde causadas pelo envelhecimentos. Sem falar que mesmo um idoso com a saúde perfeita ainda pode se beneficiar deles, visto que os nutrientes fornecidos pelos suplementos oferecem propriedades interessantes para o organismo. “A suplementação adequada evita a fadiga muscular, a exaustão e dá mais disposição e energia durante os treinos. Ela permite um melhor rendimento, porque atua na reposição de vitaminas e minerais. Além disso, previne depleção de glicogênio muscular (reservas de carboidrato no músculo), prolongando o tempo de exercício e evita a queda da glicemia”, explica Carla Cabral, nutricionista clínica e esportiva.
