No sul do estado, a cidade de Paraty, com sua arquitetura colonial, Angra dos Reis com suas ilhas e Ilha Grande são os destaques. Ao norte do estado, são muito procuradas as praias da Região dos Lagos, com Búzios e Cabo Frio. A região serrana conta com Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, a vila de Visconde de Mauá, no município de Resende, e Penedo no município de Itatiaia, como refúgios de inverno para se aproveitar o frio. Bons destinos para a prática do turismo sustentável são as chamadas “cidades limpas”, como Curitiba, capital do Paraná, e Joinville, em Santa Catarina. Inclusive, no dia 9 de Agosto é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Essa data pode ser uma ótima oportunidade para os amantes do turismo cultural, haja vista o aparecimento de promoções e pacotes de viagem para visitar locais relacionados aos indígenas brasileiros.
Quem está inserido nessa prática busca basicamente conhecer novos povos, métodos sociais e culturais. Esse tipo de turismo envolve passeios por locais de difícil acesso e a prática de esportes radicais, como asa delta e bungee jump. Um dos fatores que torna essa modalidade tão comum é a variedade de destinos espalhados pelo Brasil, um país com quase 11 mil km de litoral. O Brasil, por exemplo, atrai muitos viajantes do exterior em busca de tratamentos médicos a preços acessíveis, especialmente nos ramos de oncologia e estética, enquanto a Venezuela é referência mundial em cirurgias plásticas. No exterior, cidades como Vichy, na França, Baden-Baden, na Alemanha, e Budapeste, na Hungria, já têm tradição em atrair viajantes com suas fontes de água que brotam da terra a temperaturas elevadas. Neste exato momento em que você lê este artigo, existem milhares de pessoas em conferências, feiras, reuniões, congressos e exibições profissionais em todos os cantos, praticando o chamado turismo de negócios.
Os turistas geralmente precisam de uma hospedaria e/ou um local para se alimentar, por exemplo. Se esses serviços estiverem na rota dessas pessoas, se tornarão um ponto de referência. Isso inclui, de certa forma, viagens para reposição de estoques, Catamarã Farol do Morro por exemplo. Afinal, o empreendedor vai comprar mercadorias, mas também aproveita para curtir novos lugares. Analisando as características de cada um dos tipos de turismo mais conhecidos, trouxemos boas explicações e as elencamos a seguir.
Viagens para lugares onde há esportes radicais, como o bungee jump e a asa delta, por exemplo. Esse turismo costuma ser guiado pelos eventos esportivos, como é o caso das Olimpíadas e da Copa do Mundo. Em geral, a sede para esse tipo de turismo são as grandes metrópoles, por causa da sua infraestrutura capaz de suportar mais pessoas, e por um período maior também. Continue lendo, e descubra quais são os todos os tipos de turismo existentes no Brasil e no Mundo. Os viajantes adoram as aventuras na Chapada dos veadeiros, em Goiás, além da Chapada dos Guimarães no Mato Grosso e do Jalapão no Tocantins.
O Distrito Federal compreende a cidade de Brasília, além de suas cidades satélites, que estão localizadas fora do plano piloto. Brasília, capital do Brasil, é uma cidade moderna que além de centro político, é um dos principais centros financeiros do país. É uma cidade planejada, e alguns de seus principais pontos turísticos são obras de Oscar Niemeyer. Como sendo uma atividade econômica cada vez mais significativa, a importância do turismo reside, em parte, na receita gerada por esse setor para as economias nacionais e locais.
Milhões de pessoas se deslocam pelo mundo todos os anos para fazer turismo religioso, seja em nome de algum rito de uma religião específica ou apenas para entrar em contato com seu lado espiritual. No Brasil, a lista inclui praias de Norte a Sul do país, como as de Fernando de Noronha (PE), Maragogi (AL), Porto de Galinhas (PE), Ubatuba (SP) e muitas outras. Nesse caso, os viajantes estão em busca de explorar as tradições culinárias, os pratos típicos e os costumes dos nativos em relação à comida. Desde a Antiguidade, gregos, romanos, egípcios e árabes se deslocavam por grandes distâncias em busca de banhos termais, massagens e tratamentos terapêuticos longe de casa. Embora muita gente só viaje a lazer ou descanso, muitos viajantes cruzam o Brasil e o mundo em nome do trabalho.
Já no Brasil, destacam-se os estados de São Paulo e Rio de Janeiro como centros turísticos. A melhoria da prática está atrelada ao estudo do turismo e à sua aplicação na sociedade. Para quem curte uma viagem mais tranquila, em meio ao campo e a natureza, o turismo rural é a melhor opção.
Esse tipo de turismo pode ser vivido em cidades como Bento Gonçalves (RS), Cabaceiras (PB), Venda Nova do Imigrante (ES), Vassouras (RJ), Conceição do Mato Dentro (MG) e muitos outros cantos do Brasil. Para isso, vale tudo, desde ficar em pequenas pousadas rurais até hotéis-fazenda que permitam uma imersão completa na vida rural, com direito a passeios a cavalo, contato com animais do campo, comida feita no fogão à lenha e muito mais. Neste caso, o viajante se beneficia em dose dupla da viagem, pois pode garantir sua formação educacional enquanto conhece lugares e culturas diferentes. Essa modalidade consiste em viagens que podem ser curtas, com apenas um mês de duração, ou longas, com estadia superior a um ano, com a finalidade de estudos.
