O cinema como ferramenta de impacto social

O cinema como ferramenta de impacto social

Durante a década de 1930, o cinema era a principal forma de entretenimento no mundo, com pessoas indo assistir a um filme pelo menos duas vezes na semana. Os locais também se tornaram ponto de encontro sociais, reunindo bares, restaurantes, fliperamas e outros tipos de atração para atrair o máximo de clientes o possível. Em termos econômicos, a indústria do cinema e televisão sustenta cerca de 2,2 milhões de empregos, paga mais de US$ 192 bilhões em salários, e compreende mais de 110 mil empresas, como mostrou os números do Motion Picture Association. E estamos falando apenas do entretenimento dos Estados Unidos, que representa apenas um terço da indústria global de mídia e entretenimento. Se o universo nerd é a cultura dominante hoje, muito se deve à adaptação da trilogia épica de J.R.R.Tolkien. Apesar de ter sido escrita entre os anos 30 e 40, a série só se popularizou entre os jovens depois da trilogia dirigida por Peter Jackson e, com o sucesso dos filmes, a fantasia e o RPG deixaram de ser restritos a um nicho e foram apropriados pelo mainstream.

E como você diria que os filmes impactam crianças de diferentes idades?

Muitas pessoas que têm contato com o filme podem refletir a respeito das diferenças que assolam nosso país. Alguns verão como a realidade em uma comunidade é diferente da sua, outros podem se identificar e possivelmente encarar a realização do filme positivamente, por possibilitar um alcance maior do que precisa ser visto e pensado. Essa reflexão e criticidade tem muito poder sobre as pessoas, é onde mora a capacidade que o cinema tem de ser uma ferramenta social, impactando o que está ao seu redor e também realidades distantes. Para apresentar mais informações sobre crianças e o impacto do cinema, decidimos complementar a entrevista da Jennifer com informações relevantes de alguns estudos, fazendo um resumo simples. Como dito anteriormente, os filmes têm um impacto significativo nas crianças.

Conheça os filmes que fizeram História ao transformar o cinema, a cultura ou a sociedade.

“Os filmes são como a vida real para os jovens. Eles acham que aquilo é a arte imitando a vida e tudo é um reflexo do que as pessoas reais estão fazendo pelo mundo”, ele destacou. Um grande temor quanto à indústria cinematográfica sempre foi em relação à sua real influência no comportamento das pessoas mais novas. Em uma entrevista, o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton chegou a dar sua opinião sobre o assunto. “Nós precisamos parar de brincar com essas coisas. Eu sei que esses filmes vendem bastante, mas isso não os torna corretos”, ele disse a respeito do excesso de violência nas gravações. E mesmo quando o elenco coloca uma pessoa realmente jovem para contracenar em um filme, isso gera um enorme impacto na sociedade. Atores e atrizes que alcançam o sucesso ainda muito novos precisam aprender a lidar com um tipo de pressão e responsabilidade social que não foram preparados para ter durante a sua vida.

filmes imperdíveis que estreiam nos cinemas em fevereiro de 2024

Sendo assim, o diálogo seria a melhor ferramenta para evitar que os jovens se tornem facilmente influenciáveis. “pais e outros adultos podem facilitar as conversas com as crianças para garantir ensiná-las a avaliar criticamente as mensagens que recebem dos filmes”. Por outro lado, os 101 Dálmatas também inclui temas muito positivos para as crianças e para o modo como encaram o mundo à sua volta. O filme mostra a importância do trabalho em equipe para salvar os cachorros. Com a ajuda de uma especialista, vamos analisar o impacto dos filmes infantis no desenvolvimento das crianças (de modo negativo ou positivo) e a forma como o cinema pode influenciar as suas opiniões.

Como os filmes nos impactam?

Por exemplo, se você está passando por um momento de grande tristeza, assistir a filmes com uma história depressiva e finais que não transmitem paz e sim dúvidas, não é uma boa ideia, pois irá reforçar as emoções que você já estava sentindo antes. No texto de hoje, nós vamos responder a essa pergunta e explicar tudo sobre os efeitos psicológicos dessas produções no cérebro. E, como bônus, vamos dar 3 dicas incríveis de histórias para você assistir e se deliciar. O filme também aproveita para tratar de tópicos sensíveis na mídia, como o clima e a emergência humana em face às mudanças climáticas.

Todo esse catálogo de filmes pode ser acessado se você adquirir uma assinatura da BP Select. A cineasta síria Waad al-Kateab filmou durante cinco anos sua vida na cidade de Aleppo durante a rebelião síria. Feliz Natal é um filme histórico que conta um evento muito importante e significativo na Primeira Guerra Mundial. Todos os personagens e espectadores são convocados a viver este heroísmo comum. No choque de civilizações da guerra, o filme convida todos a lembrar de um legado cultural perdido.

Isso acontece, porque todas as produções buscam gerar sensações no espectador, sejam elas boas ou ruins. Como ferramenta de transformação, o cinema colocou classes sociais diferentes em uma mesma sala, mostrou realidades a um público muitas vezes alheio, reforçando ou questionando percepções até que fosse entendido que a arte reflete, sim, a vida. É por isso que um estudo realizado pelo University College London e do Vue Cinema mostrou que assistir filmes melhora o foco mental e a fixação da mensagem, ajudando na cognição e na memória. Quando alguém se identifica com um personagem de alguma forma, essa associação impacta em um nível emocional que pode até melhorar a conectividade social. Apesar de a indústria do cinema existir há mais de 100 anos, foi só recentemente que a psicologia passou a analisar com mais afinco como os filmes afetam mentalmente as pessoas. Muitas vezes nós olhamos para os filmes que assistimos apenas como entretenimento, mas pode-se considerar também o seu poder de emocionar e causar impacto nas pessoas, e somar isso a assuntos que precisam ser tratados pode fazer nascer filmes de grande valia para questões até mesmo sociais.

Outro exemplo clássico é o que aconteceu em Meninas Malvadas (2004), quando a atriz Rachel McAdams assumiu o papel da mimada adolescente Regina George quando já tinha ultrapassado a casa dos 25 anos. Por exemplo, na cabeça de uma criança pode ser bastante assustador a ideia de uma senhora lunática e sociopata que procura esfolar centenas de cachorros para fazer um casaco com sua pele. Os 101 Dálmatas é um excelente filme e recebeu uma classificação de 98% no Rotten Tomatoes. É uma aventura simples que se centra no resgate de 15 cachorros dálmatas e, no final da história, todos (mais 86 cachorros extras) são salvos e vivem felizes para sempre (desculpem os spoilers!). Muitos dos maiores professores do Brasil te guiarão em uma jornada de cultura e sabedoria rumo a uma vida mais completa e realizada.

Diante das irmãs, que personificam cada uma das virtudes, e do transcendente, as jovens serão convidadas a rever seus comportamentos. O evento foi capaz de mudar para sempre a vida de um padre anglicano, um tenente francês, um grande Filmes Online HD tenor alemão e sua companheira, uma soprano. As cenas se passam no conservatório da China com as lições sobre o Ocidente de Isaac Stern. A beleza do filme consiste justamente no diálogo estabelecido entre Stern e os chineses.

Assim, sendo os Estados Unidos o país de maior poderio político, econômico e cultural mundial, e detentor de uma população patriota, não é surpreendente o fato de seus filmes contribuírem para a popularização do país. O próprio happy end, indispensável ao final de cada filme, tem uma mensagem clara de que não importa o que tenha acontecido, o final será sempre feliz, explicitando o otimismo fundamental ao american way of life, um otimismo ingênuo e determinado em seus objetivos. Além disso, a confiança na democracia e na iniciativa individual, a crença de que a nação estadunidense triunfaria sobre a hipocrisia, o egoísmo e a corrupção dos políticos e magnatas eram temas abordados nos filmes. Temos no Brasil uma cineasta que busca trabalhar dessa forma em seus filmes. Mara Mourão já produziu diversos filmes publicitários e longas metragens, e em 2005 deu início a um projeto que mudaria sua carreira e vida, com filmes de impacto social.

Pois é, esses sentimentos também fazem com que você queira que o “vilão” do filme se dê mal, certo? Seja o colega de trabalho que prejudicava o protagonista, o namorado tóxico ou um inimigo nos filmes de heróis. A questão é que toda obra quer que o espectador compartilhe dos sentimentos e emoções do personagem, de forma que ele se apegue e até mesmo se identifique com ele em determinados momentos. Méliès queria usar o aparelho nos seus espetáculos, mas os irmãos não o venderam.

Quando o assunto é a tecnologia e as crianças, muito se fala sobre o tempo em frente as telas e o impacto negativo que ele pode ter nas crianças. As redes sociais são frequentemente mencionadas como problemáticas, no entanto o cinema e os filmes também representam uma grande parte do tempo dedicada às telas. Primeiramente, queria dizer que eu me solidarizo muito, porque esse dorama é realmente muito emocionante. Depois, que eu acho que realmente cabe uma análise se esse é realmente o tipo de conteúdo que você possa se expor agora, sabe? Mesmo que a temática seja diferente do que você passou, há momentos em que estamos mais sensíveis, assim produções muito intensas podem acabar sendo uma gatilho, de modo que nossa saúde mental fica abalada.