Ortopedia: principais exames para avaliar a saúde dos ossos


Outro exame comum que pode ser solicitado pelo ortopedista é o de Ressonância Magnética (RM). A RM é um diagnóstico por imagem que não utiliza radiação e que é muito eficaz na identificação de diversas doenças, incluindo Especialista em LCA lesões traumáticas, infecções ósseas, osteoporose e possíveis tumores ósseos. Acompanhe o artigo e conheça 5 exames que podem ser realizados para avaliar a saúde na região — em especial, a saúde dos ossos.

Ortopedista: o que faz e quando consultar

Como você viu, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) é a responsável pela prova de título de Ortopedia. A prova de título de Ortopedia é realizada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), juntamente à Associação Médica Brasileira (AMB). Normalmente, é aplicada no segundo semestre do ano, entre os meses de setembro e outubro. Por último, algumas especialidades exigem uma terceira etapa no processo seletivo, além das provas.

Artrose: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento

Porém, em geral, o tratamento conservador costuma apresentar bons resultados e o paciente consegue melhorar sua qualidade de vida, quando tem boa aderência ao tratamento proposto. Quando um paciente procura um médico ortopedista ou fisioterapeuta que também é um profissional de primeiro contato geralmente, vem com uma queixa de dor ou dificuldade de movimentação. Sabemos que as dores lombares são muito prevalentes e decorrentes mesmo de idade. Temos diversas causas, desde musculares, discais, neurogênicas, dentre outras. O ombro tem importância inquestionável em nossas atividades diárias e para a evolução do homem, sendo a articulação com maior amplitude de movimento do corpo humano. Se reprovado, há a possibilidade de repetir o exame no ano seguinte sem problemas.

Como é a prova de título de Ortopedia

O teste de Thompson é realizado ao fazer o diagnóstico de um tendão de Aquiles rompido. Se você ainda está na graduação mas sente certo interesse pela área, vale a pena se aprofundar sobre o que faz o Ortopedista e quanto ganha esse profissional no Brasil. Com essas informações em mãos, você conseguirá planejar melhor seu futuro na Ortopedia e chegar mais longe, com a obtenção desse título. Os candidatos passaram por uma prova de exame físico, com 10 situações sobre Ortopedia e Traumatologia e duração de 45 minutos. Depois, fizeram a prova de habilidades, com mais 10 situações e outros 45 minutos para responder.

Mas passar na prova de título de Ortopedia sem dúvida alguma traz prestígio para seu currículo e garante a confiança de pacientes e contratantes em seu trabalho. Este movimento, em um paciente normal, deve fazer com que pé realize uma discreta flexão plantar. Em um paciente com um tendão de Aquiles rompido, o pé não irá se mover. Elevamos o membro inferior a fim de pressionar o nervo ciático, o aparecimento de sintomas durante a elevação indica positividade do teste e irritação da raiz nervosa ciática. Com o paciente deitado, um transdutor é deslizado sobre a pele do paciente, emitindo e captando ondas sonoras a fim de formar imagens nítidas da área a ser investigada pelo médico. Este é um dos exames mais práticos e simples dentre todos os outros, e que não causa qualquer efeito colateral.

Como é feito o teste ortopédico?

Paciente deitado(a) com joelho fletido, o examinador faz um movimento antagônico com uma mão para frente e a outra para trás ocasionando o deslizamento de uma superfície articular sobre a outra. Após o paciente colocar a mão no dorso no nível da coluna lombar baixa, solicitamos que a afaste das costas. Por meio deste teste avalio o tendão subescapular e tenho positividade quando incapacidade de afastar ou manter o afastamento do membro em relação ao corpo. Para se tornar um médico ortopedista renomado, a experiência é importante, assim como prestar um atendimento humanizado e prezar pela qualidade de vida dos pacientes.

A dor no joelho pode surgir por desgaste na articulação, excesso de peso ou lesões, por exemplo. Mas também pode indicar problemas mais graves, como rompimento dos ligamentos ou osteoartrite. O ortopedista também pode se especializar em uma parte do corpo, de forma a garantir uma assistência mais específica para a pessoa, como joelho, ombro, coluna, quadril, pescoço, mão, cotovelo, pé e tornozelo, por exemplo. Com o paciente deitado no interior do aparelho, são emitidas ondas de radiofrequência para captar as imagens da área a ser analisada.

Outro fator importante é que com a diminuição da dor, o paciente torna-se mais tolerante às sessões de fisioterapia. Geralmente, o plano de tratamento é conservador, com prescrição de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Muitas vezes, o paciente também não consegue definir exatamente qual ponto do ombro dói, apenas que sente muito incômodo na articulação. Isso dá indicativos que esse paciente possui uma patologia do ombro denominada síndrome do impacto do ombro, com tendinite do infraespinhoso.

Por isso, o diagnóstico de algumas doenças do ombro é eminentemente clínico, ou seja, baseado nos sintomas relatados pelo paciente e também por testes de avaliação da mobilidade articular. Caso o paciente não consiga realizar o movimento ou reclamar de dor na região anterior, ou lateral do ombro enquanto realiza o movimento. Dessa forma, é um teste que auxilia no diagnóstico de uma doença no ombro e deve ser feito pelo médico ortopedista durante a examinação do paciente em consulta.

O joelho é uma das articulações mais utilizadas do corpo humano e diariamente faz parte da atividade básica de locomoção. Trata-se de uma articulação em dobradiça que possui estabilização por meio de inúmeros ligamentos e músculos que garantem a congruência desses dois ossos com pouco encaixe. Essa é, provavelmente, uma das provas de título de Medicina mais exigentes entre as especialidades. A residência médica em Ortopedia também é assim, então, não poderia ser diferente.

Com o paciente deitado em uma maca, o aparelho de Raio-X gira em volta do seu corpo, realizando radiografias transversais da área a ser investigada. A ortopedia é um ramo da medicina que trata de doenças, fraturas, lesões e demais enfermidades que acometem um ou mais componentes do aparelho locomotor — em especial os ossos, músculos, cartilagens, tendões e ligamentos. De fato, exames de imagem são excelentes para confirmar ou descartar a existência de fraturas ósseas e de desgaste de cartilagens, ou ainda, para diagnóstico de tumores, ou seja, descartar algo mais grave. Este não é o único teste que auxilia o médico ortopedista ou fisioterapeuta na descoberta de qual estrutura está comprometida. Testes como o teste de Neer são extremamente importantes para o diagnóstico de doenças do ombro.