“Jornal Hoje”, “Jornal da Globo” e ” Hora 1″ estreiam novo cenário Bastidores


Os cenários dos telejornais da Globo em São Paulo passaram por uma grande revolução tecnológica. Nesta terça-feira (12), foi inaugurado um novo capítulo na história do jornalismo televisivo brasileiro, visto que os programas Jornal da Globo, Hora 1 e Jornal Hoje adotaram uma nova era de tecnologia, inovação e interatividade a serviço da informação. O novo cenário dos telejornais de rede da TV Globo ancorados de São Paulo passa a levar ao público mais tecnologia, inovação e interatividade a serviço da informação. O painel de LED é personalizável, dando a liberdade para que cada um dos apresentadores possa prepará-lo de acordo com a demanda do telejornal, incluindo até movimentos de mão para passar gráficos, imagens ou vídeos, tudo ao vivo.

“No ano passado, 173 milhões de pessoas assistiram a pelo menos um capítulo de alguma novela da Globo. Ainda sobre reprises, a Globo também anunciou que a próxima novela a ocupar a faixa do Vale a Pena Ver de Novo será Alma Gêmea, sucesso de Walcyr Carrasco, originalmente exibida melhores notícias em 2005. Para a TV aberta, alguns novos produtos já chegaram à grade essa semana, como a novela Cheias de Charme, que ocupa a primeira faixa de reprises, do período da tarde e que, também, passará a ser exibida aos sábados, tais como as demais novelas inéditas da Globo.

Como funciona a tecnologia do novo cenário do Jornal Hoje, Hora 1 e Jornal da Globo

Ancorado por Renata Lo Prete, o Jornal da Globo já passa por mudanças desde o final do ano passado, quando a jornalista trocou a bancada pelo púlpito e ganhou mais mobilidade ao apresentar o jornal de pé. Mais moderna, a nova vinheta tem uma animação fluida e é inspirada no formato circular do cenário, onde vemos luzes e linhas em movimento representando as notícias. O visual tecnológico e futurista reflete o mundo ágil e dinâmico das informações em tempo real. “Eu sempre procuro me comunicar de uma maneira conversada, buscando a linguagem falada, o mais próximo possível de uma conversa, de um bate papo.

Através desta tecnologia, é possível alterar o grafismo do LED com controle de iluminação para oferecer maior ou menor visibilidade à redação que fica ao fundo. O “Jornal Hoje” foi criado em 1971 e o objetivo, inicial, era ser uma revista eletrônica voltada para as mulheres. Dez anos depois, o noticioso tornou-se uma espécie de “Jornal Nacional do horário do almoço”, com espaço para comportamento, artes e espetáculos. Em 2015, investiu-se em um formato com ainda mais hard news, reduzindo quadros e séries.

Quero muito aproveitar o novo telão ultra tecnológico para aprimorar este objetivo. Seja esmiuçando bem um assunto, explorando gráficos, novos recursos visuais que ajudarão a tornar a minha comunicação mais fluida, efetiva e agradável. Terei novas ferramentas e todas as condições para transmitir as notícias com uma capacidade ainda maior de comunicação”, complementa César Tralli, apresentador do telejornal.

Samsung é a marca que mais vende TVs no mundo há 18 anos

A estreia acontece na noite de terça com o Jornal da Globo, apresentado por Renata Lo Prete. Na quarta-feira (13), estreiam o novo cenário do Hora 1, com Roberto Kovalick, e do Jornal Hoje, com Cesar Tralli. As mudanças no ‘Hora 1’ e no ‘Jornal Hoje’ poderão ser vistas a partir desta quarta-feira, dia 13. O trio de jornalistas Renata Lo Prete, Roberto Kovalick e César Tralli está há semanas treinando o novo cenário durante os intervalos de gravações, já que é algo totalmente novo no jornalismo atual. Foram seis meses desde a concepção do projeto até a entrega do novo cenário.

O Jornal Nacional é o único a manter seu padrão com bancada, composta por William Bonner e Renata Vasconcellos. A iniciativa está a serviço do processo criativo e dos talentos, facilitando a criação de efeitos visuais e gráficos, resultando em experiências únicas e imersivas em realidade aumentada e virtual”, afirmou. A reforma ampliou o espaço do estúdio e as possibilidades de movimento e interação dentro dele. Ficou muito bonito, é verdade, mas o essencial é que está tudo a serviço de informar melhor, de maneira mais clara e ao mesmo tempo mais aprofundada. O mega telão curvo de LED integrará diferentes elementos da notícia, como o relato dos repórteres, o gráfico que embasa a discussão com dados, o olhar do especialista. Estamos todos na equipe muito entusiasmados com a perspectiva de oferecer ao público uma experiência mais rica e imersiva”, conta Renata Lo Prete, apresentadora do Jornal da Globo.

Renata Lo Prete fala da expectativa para as novidades do JG

Os noticiários também se diferenciam com jogos de luzes e projeções que criam um ambiente diferente para cada um deles. Outra novidade é que os monitores que ficavam no fundo da redação foram substituídos por LED, compondo todo o cenário inovador. Além disso, as câmeras estarão conectadas com a arte inserida no telão do jornal. A tecnologia permite que, à medida que as câmeras se mexam, o cenário também mude de dimensão, acompanhando o movimento — e permitindo um elemento adicional de imersão na notícia. O novo cenário traz uma experiência de imersão por meio da conectividade de câmeras com Inteligência Artificial, além do uso de Realidade Aumentada, que permitirá a interação dos âncoras com elementos virtuais. Segundo relatos do jornalista Gabriel Oliveira, está prevista para o dia 12 de março a inauguração do novo cenário dos telejornais da Globo produzidos em São Paulo.

Instagram caiu? Confira se o serviço está fora do ar ou com problemas

Ao detectar as ações nos movimentos dos âncoras, a câmera irá acionar os elementos de RA de forma automática e sincronizada, levando essa experiência ao público. O público poderá perceber gradativamente, de maneira orgânica, o uso de elementos virtuais — incluindo em formato 3D. Ao apresentar as novas tecnologias na matéria que fechou o Jornal Nacional de terça (12), Renata havia prometido recursos de realidade aumentada (RA), inteligência artificial (IA) e uma experiência imersiva, que colocaria o público “dentro da notícia”.

A estreia foi feita no Jornal da Globo, que foi ao ar na noite de terça. O TecMundo conferiu de perto a nova tecnologia do painel de led que promete revolucionar os telejornais do canal. Já as mudanças no Hora 1e no Jornal Hoje poderão ser vistas a partir desta quarta-feira, dia 13. Ao longo de um projeto de seis meses, a emissora idealizou e importou um telão de LED, que ocupará todo o espaço do cenário, à frente da redação, e que permitirá diversas interações tecnológicas com os apresentadores e comentaristas. A Globo lançou nesta terça-feira (12) em um evento para jornalistas convidados, a qual o F5 esteve presente, os novos cenários do jornalismo da emissora em São Paulo. Hora 1, de Roberto Kovalick; Jornal da Globo com Renata Lo Prete; e Jornal Hoje com César Tralli.