Melancia para os bebês

Melancia para os bebês

“Porém, devemos ficar atentos, pois nem sempre o bebê terá um arroto sonoro”, reforça. No contexto brasileiro, o país se destaca como o quinto maior produtor de melancia no mundo. Em 2020, a produção nacional atingiu quase 2,2 milhões de toneladas. O lado em que a fruta ficou apoiada no chão deve ser amarelado, não branco ou verde.

Se você quer evitar arrotos constantes, desacelere ao comer e mastigue bem os alimentos. Mantenha suas porções menores também, para que você arrote menos. Ao contrário dos que muitos pensam, comer a semente de melancia não faz mal. A semente possui diversas vitaminas e minerais, além de aminoácidos que não estão presentes na polpa – o que potencializa o valor nutritivo da fruta. Mas as nutricionistas alertam para o cuidado com a adição de açúcar, pois a melancia já contém frutose. Além disso, ao consumir um copo de suco, a porção diária de melancia recomendada já é superada.

Ficar longe de laticínios ou escolher versões sem lactose ajudará. Se você escolher uma versão sem açúcar, poderá arrotar ainda mais. Isso porque os álcoois de açúcar que eles contêm não podem ser processados ​​rapidamente quando atingem seu intestino. O alimento favorito da personagem da Turma da Mônica possui 6% de açúcar em sua composição e, por isso, costuma ter sabor adocicado.

Por apresentar baixíssimo teor de gordura, colesterol e calorias, a melancia pode auxiliar no emagrecimento. Além disso, ela também possui um teor notável de fibras, que ajudam na saciedade por mais tempo, promovendo a perda de peso e melhorando o funcionamento do intestino. Não é novidade que em um treino mais intenso, através da transpiração, se perde muito líquido e eletrólitos (minerais que circulam no organismo), sendo necessário repor o que se perdeu.

causas de arrotos constantes

Mudar os hábitos, principalmente os de alimentação, não é algo fácil, mas é essencial para manter o nosso organismo sempre saudável. De acordo com Orion, os alimentos ricos em gorduras são os que mais causam azia, pois eles são mais difíceis de digerir. Assim, ainda é possível usar alguns medicamentos que aliviam sintomas temporariamente, como os digestivos tipo sais de frutas, antifiséticos e pró-cinéticos.

Impactos na saúde

A gastroparesia é a paralisia do estômago, resultando em diminuição dos movimentos estomacais para digerir os alimentos, o que aumenta a quantidade de gases no estômago, resultando em arrotos constantes. A ingestão excessiva de bebidas gaseificadas e fermentadas, como refrigerante, água com gás ou cerveja, principalmente com auxílio de canudo, faz com que o estômago se encha de ar, provocando os arrotos constantes. A úlcera gástrica, ou úlcera no estômago, é um tipo de ferida que se forma na parede interna do estômago e provoca sintomas como dor, queimação, náuseas e arrotos frequentes. Consumir alimentos que causam gases pode favorecer o aparecimento de arrotos constantes e flatulência, pois durante sua digestão, produzem muito ar no estômago e no intestino. A hérnia hiatal, ou hérnia de hiato, provoca sintomas como azia, queimação, sabor amargo na boca e arrotos frequentes e pode ser causada pela obesidade, tosse crônica ou excesso de atividade física que exige muita força.

Porque melancia faz arrotar?

Além disso, a água presente na melancia pode ter efeito diurético. Isso porque a quantidade elevada de líquido tende a aumentar a produção de urina e, dessa forma, reduzir os problemas o Viva Saúde tem várias receitas refrescante e deliciosas com melancia causados pela retenção de líquido, como o inchaço corporal. O refluxo gastroesofágico é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago e para a boca, levando à sensação de queimação, azia, dor no tórax e gosto amargo na boca, devido à acidez do suco gástrico. Dependendo da sua causa os arrotos constantes ou frequentes pode estar acompanhado de sintomas como dor de estômago, sensação de queimação, azia, náuseas,  ou regurgitação dos alimentos. A melancia é considerada uma das frutas mais completas para o organismo. Rica em vitaminas e minerais, ela contribui para a geração de energia no corpo, hidratação e aumenta a imunidade.

A melancia é fruto perfeito para o verão, pois possui alto teor de água, pode ser um grande supressor da sede. As melancias não são apenas saborosas e refrescantes, mas também saudáveis! Elas contêm quantidades elevadas de Vitamina C, C e B6, e de Potássio.

Receita caseira para quem tem azia

O ideal sempre é procurar um especialista para investigar e tratar o que pode estar por trás da azia e não simplesmente melhorar os sintomas temporariamente. A nutricionista Orion Araújo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, explica que a azia pode ser caracterizada principalmente pela típica sensação de mal-estar e de aumento da eructação – nome oficial do arroto. Se o paciente estiver com o estômago muito distendido e com dificuldade em arrotar, é recomendado deitar sobre o lado esquerdo do corpo para ajudar na expulsão desse gás.

É quando ele está em excesso que ocorre o refluxo e a sensação de azia. “O que provoca a azia é o refluxo do ácido gástrico, que está presente no nosso estômago e é responsável pela digestão dos alimentos”, afirma a especialista. Fruta preferida da Magali, personagem da Turma da Mônica, a melancia é fonte de vitaminas, minerais e água, por isso está na lista de alimentos que podem contribuir para a qualidade de vida.

Os nutrientes e vitaminas presentes na melancia podem melhorar o sistema imunológico. Além de reduzir possíveis deficiências nutricionais, substâncias como a vitamina C ajudam no combate a doenças virais e infecções. O licopeno é uma das substâncias responsáveis por diferentes benefícios de comer melancia. Além de contribuir para a prevenção de doenças cardíacas e câncer, o licopeno também ajuda na redução dos níveis de colesterol. O suco de melancia também contribui para proteger a função vascular. Em um estudo controlado para testar os efeitos da suplementação diária com o suco da fruta, os pesquisadores observaram efeitos benéficos de dois compostos presentes na melancia sobre a frequência cardíaca.

O arroto pode ser causado pelo gás que produz o efeito efervescente em determinadas bebidas, como refrigerante ou água com gás. A maioria dos arrotos acontece pelo ar engolido que fica preso no esôfago. Porém, no caso do “arroto choco”, com cheiro mais forte do que o comum, o ar conseguiu chegar até o estômago e se misturou com os gases digestivos, responsáveis pelo odor desagradável. Conforme explica a gastroenterologista clínica do Instituto EndoVitta, Yael Albuquerque, a eructação ou o arroto, nada mais é do que ato de expulsar o ar do estômago ou esôfago através da boca. Seu fruto pode ser arredondado ou alongado, com diâmetro variando entre 25 e 140 cm. A casca do fruto é verde e lustrosa, apresentando estrias escuras.