Por que preços de imóveis atingiram maior alta em 18 anos no mundo BBC News Brasil

Por que preços de imóveis atingiram maior alta em 18 anos no mundo BBC News Brasil

Há de reparar que nos apartamentos dos últimos andares quase nunca surge mofo nem humidade, o que significa que todos os materiais têm um tempo de vida mais dilatado. Os apartamentos dos últimos andares, e sobretudo o do último andar, mais ainda se for uma penthouse, são sempre os imóveis mais disputados no lançamento de um novo empreendimento. Sublinhe-se que poderão chegar a custar mais 30% do que um apartamento igual num andar mais baixo.

Há cerca de cinco anos, o mercado imobiliário tem aproveitado o espaço no andar de baixo e invertido a lógica de que esses apartamentos são os mais baratos de um edifício. Com o conceito de apartment garden, as unidades valem até 35% mais do que um apartamento comum. Existem ótimas vantagens e também desvantagens em escolher um apartamento no primeiro andar. Entre as vantagens está o preço e facilidade de locação e venda, visto que é mais acessível. Também é ideal para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção, pois facilita o acesso ao apartamento. Além disso, fica mais próximo das áreas comuns, promovendo um maior contato com a natureza e a sensação agradável de estar em uma casa.

Em contrapartida, as desvantagens estão relacionadas à segurança e ao barulho. Por isso, é essencial mensurar a importância de cada um dos pontos na escolha do imóvel ideal. Agora que você tem todas as informações necessárias para escolher o andar ideal para o seu novo lar, é a hora de começar a pesquisar. Entre em contato com a VALOR e fique mais perto da sua casa dos sonhos.

A medida é uma tentativa de barrar o aumento dos preços, que se tornaram proibitivos para muitas famílias canadenses. Os imóveis situados em andares mais altos custam entre 5% e 10% a mais do que os apartamentos mais baixos. De acordo com o diretor projetos de casas de luxo modernas de Comercialização e Marketing do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), Luiz Fernando Gambi, a variação existe e tem fator simples para avaliarmos, que é a salubridade. Os apartamentos mais altos recebem maior ensolação e têm mais ventilação.

Mais incômodos com elevador sem funcionar

Quem não adora ficar na varanda ou na janela para observar o movimento, admirando o cair da noite com todas as luzes da cidade? Com certeza, esse tipo de experiência só é possível morando nos andares mais altos. A média de São Paulo é tão alta que supera até os bairros mais caros de Belo Horizonte e Curitiba. Entretanto, o levantamento do conglomerado Quinto Andar Imovelweb tem uma notícia boa para quem mora de aluguel. Isso significa que o custo ainda está crescendo, mas em um nível mais ameno. Para as pessoas que escolhem morar em apartamentos, uma das principais vantagens é a segurança superior, comparando com a casa.

Porque os apartamentos mais altos são mais caros?

Facilidade de acesso

É um fator importante para levar em conta, ainda mais se o condomínio estiver de acordo com o que você procura. Afinal, é uma maneira de garantir que o sonho seja realizado de forma mais fácil. Além disso, outras vantagens estão presentes, como a facilidade de acesso, visto que não é necessário utilizar com frequência elevadores e escadas. Depender exclusivamente do elevador pode ser bem complicado no seu dia a dia. Pessoas que moram nos últimos andares precisam sair uns minutinhos antes de casa porque é bem comum ter que ficar esperando o elevador chegar. E se a energia elétrica acaba no condomínio, a única alternativa que resta é enfrentar os lances de escada.

Quais são as vantagens de um apartamento no primeiro andar?

Um apartamento em andares mais baixos também pode fazer com que os moradores enfrentem obstáculos, como a maior poluição sonora, e precisem lidar com um ambiente que oferece menos segurança e um espaço menor. Se o apartamento no primeiro andar fica próximo de árvores e plantas, é agradável para o morador, porque pode dar uma sensação de conforto. Lembra que comentamos que em grandes centros urbanos as construções bloqueiam a vista dos andares mais baixos? Esta ação também atrapalha a incidência de luz e corrente de ar nestes apartamentos.

Isto tende a deixar a casa um pouco mais abafada e úmida, aumentando a chance de mofo e ácaro. Como em muitos casos, que mora nos andares mais baixos não depende diretamente do elevador, a locomoção é muito mais rápida e simples. Quem tem restrição de mobilidade, o ideal é garantir um apartamento no térreo. Além disso, por estar mais longe de áreas comuns do prédio (salão de festas, garagem, academia), há maior sensação de privacidade e exclusividade. Muita gente que vive em apartamento se incomoda com o fato de abrir a janela e dar de cara com um vizinho.